terça-feira, 22 de janeiro de 2008

"Aspectos Destacados da Lei de Biossegurança na Sociedade de Risco"

Mais abaixo eu passo a reproduzir agora as palavras do professor Paulo Róney Ávila Fagúndez, professor da Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Direito pela mesma instituição, na divulgação do livro "Aspectos destacados da Lei de Biossegurança na sociedade de risco", obra organizada por ele e pelo professor José Rubens Morato Leite e recentemente publicada pela Editora Conceito, de Florianópolis. Ao total são dezesseis capítulos comentando aspectos diferentes da Lei nº 11.105/05, sendo o décimo segundo, intitulado "Considerações a respeito do licenciamento ambiental de organismos geneticamente modificados", de minha autoria. Eis o texto do professor Paulo Róney:

"Prezado Colegas, informamos o lançamento do nosso livro ASPECTOS DESTACADOS DA LEI DE BIOSSEGURANÇA NA SOCIEDADE DE RISCO, pela Editora Conceito.

Autores: José Rubens Leite e Paulo Roney Ávila Fagúndez

Quais são as conseqüências do desenvolvimento tecnológico? O que acontecerá ao ser humano se continuarmos a consumir produtos transgênicos? Qual o impacto dos transgênicos na Natureza? Há pouco temos a real dimensão do estrago causado pela agricultura química no meio ambiente e na vida das pessoas. Quantas pessoas morreram e morrem, e quantos indivíduos sofrem as conseqüências do emprego da química no combate às pragas? Os transgênicos podem produzir danos severos ao organismo e à Natureza. Há contaminação do solo, das nascentes, de tudo.

Produzimos grãos em quantidade suficiente para matar a fome da humanidade. Para a mudança há a necessidade de uma cultura para a saúde, enfim, de uma educação para a paz. As leis não serão suficientes para a mudança de mentalidade. A questão ambiental está voltada para a vida e para o futuro da humanidade.

Por conseguinte, a fim de tentar esclarecer algumas questões levantadas acima, vem à lume esta obra publicada pela Conceito Editorial, dividida em 16 capítulos, que reúne vários pesquisadores, principalmente do Grupo de Pesquisa Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco, que irão tratar dos Aspectos Destacados da Lei de Biossegurança, partindo da perspectiva da Teoria do Risco Ambiental".

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns Talden pelo lançamento do livro! O tema relativo a organismos geneticamente modificados é de grande importância para o direito ambiental e ainda pouco estudado. E vejo que o livro além de você - cujo trabalho já conheço e admiro - tem outros autores igualmente muito bons. Espero lê-lo em breve.
Abraço,
Maria Augusta Ferreira

Perfil

Advogado, consultor jurídico e professor de Direito Ambiental e Urbanístico.